terça-feira, 14 de abril de 2009

Folha de Abacateiro: Valor medicinal

Folha de Abacateiro

O Abacateiro (Persea gratissima G.), Persea americana Mill, é uma árvore elegante, de porte médio a elevado, que mede de 12 a 20 metros de altura, com a copa ereta ou espalhada. Quando cultivado, tem alturas bem menores. Suas folhas são simples, alternas, pecioladas, de consistência membranácea, oval lanceoladas de ápice agudo e base cuneada.

As folhas e os brotos do abacateiro são usados, normalmente, em chás, como diuréticos (para provocar a urinação), como carminativos (para combater os gases do estômago e intestinos), como emenagogos (para provocar ou regularizar a menstruação). Também ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras, o ácido úrico, os distúrbios da digestão. Além de combater estomatite, estresse, gota, hepatite, hipertensão, inchaço dos pés, indigestão, reumatismo e infecções dos rins.

Mastigam-se folhas frescas para curar as afecções da boca, as estomatites, as supurações, e para fortificar as gengivas e os dentes.
Para aliviar nevralgias e dores de cabeça, aplicam0se compressas quentes com o chá das folhas à cabeça.

O chá das folhas se emprega com bons resultados nos seguintes casos: afecções da garganta, bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estômago, diarréia, disenteria, dispepsia atônica, doenças dos rins, indisposição para o trabalho, rouquidão, supurações, tosse, etc. As flores são emenagogas.


Dores de cabeça reumáticas e contusões

A folha e a semente picadas colocadas em repouso durante pelo menos 5 dias combate dores de cabeça, reumáticas e contusões. Infusão: 1 colher picada de folha, outra de semente ralada, 1 xícara de álcool de cereais a 60%, 1 pedra de cânfora; aplicar nas partes doloridas com chumaço de algodão. Essa infusão não deve ser bebida, é para uso tópico no local afetado.


A folha pode ser usada verde ou seca em geral para fazer chá.

O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. Evite tomar grandes quantidades diárias do chá (mais de 2 xícaras/dia), pois sendo diurético pode reduzir muita a pressão arterial em pessoas que tenham essa doença.

Propriedades Medicinais da Colônia (Alpínia)

Alpínia ou colônia - Uma espécie originária da Ásia e parente do gengibre(China e Japão), passou a ser cultivada no Brasil principalmente como planta ornamental.

É uma herbácea rizomatosa, da família das Zingiberáceas.
As plantas são também conhecidas como falso-cardamomo, helicondia, jardineira, gengibre-concha..

Podem chegar a 2 ou 3 metros de altura e suas folhas são aromáticas, longas, largas e brilhantes.
As flores, que surgem no verão e outono, são róseas e brancas, agrupadas em inflorescências semi-pendentes e apresentam aroma suave e agradável.

O fruto é do tipo cápsula, de formato globoso e abriga diversas sementes. A propagação de alpínia se dá por meio da divisão de rizomas. Planta de clima ameno necessita de luz solar plena ou meia-sombra com pelo menos 4 horas de sol por dia. O solo indicado para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e apresentar boa drenagem, gosta de regas espaçadas e não se dá bem com solo encharcado.

Propriedades medicinais:

As propriedades medicinais estão relacionadas às folhas, flores e rizomas. Suas folhas e raízes contêm kavaína e dehydrokavaína. Estas substâncias dão à Alpinia zerumbet as a propiedade de ser relaxante e anti-stress.

É também conhecida por sua ação anti-hipertensiva (atribuída às substâncias presentes no extrato e no seu óleo essencial). Outras substâncias presentes na planta são: alcalóides, taninos, cardamonina, isalpinina, canfeno, cânfora, cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio e zinco; que contribuem para a sua aplicação na fitoterapia, dando-lhe indicações contra a artrite e a asma. Além de também ser considerada anticatarral, antitérmica, antiulcerogênica, estomáquica, depurativas, diuréticas, anti-histéricas, e vermífugas.

No entanto, sua ingestão pode ter alguns efeitos colaterais: pode causar intoxicações leves e efeitos cardíacos. É contra-indicado para gestantes.

O contato com a sua seiva pode causar irritações na pele e nos olhos.

Alguns estudos com o chá das folhas da colônia confirmam o seu efeito hipotensor, diurético e sua ação antiinflamatória. A colônia tem sido também estudada em relação às atividades antifúngicas e antibacterianas.