terça-feira, 14 de abril de 2009

Folha de Abacateiro: Valor medicinal

Folha de Abacateiro

O Abacateiro (Persea gratissima G.), Persea americana Mill, é uma árvore elegante, de porte médio a elevado, que mede de 12 a 20 metros de altura, com a copa ereta ou espalhada. Quando cultivado, tem alturas bem menores. Suas folhas são simples, alternas, pecioladas, de consistência membranácea, oval lanceoladas de ápice agudo e base cuneada.

As folhas e os brotos do abacateiro são usados, normalmente, em chás, como diuréticos (para provocar a urinação), como carminativos (para combater os gases do estômago e intestinos), como emenagogos (para provocar ou regularizar a menstruação). Também ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras, o ácido úrico, os distúrbios da digestão. Além de combater estomatite, estresse, gota, hepatite, hipertensão, inchaço dos pés, indigestão, reumatismo e infecções dos rins.

Mastigam-se folhas frescas para curar as afecções da boca, as estomatites, as supurações, e para fortificar as gengivas e os dentes.
Para aliviar nevralgias e dores de cabeça, aplicam0se compressas quentes com o chá das folhas à cabeça.

O chá das folhas se emprega com bons resultados nos seguintes casos: afecções da garganta, bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estômago, diarréia, disenteria, dispepsia atônica, doenças dos rins, indisposição para o trabalho, rouquidão, supurações, tosse, etc. As flores são emenagogas.


Dores de cabeça reumáticas e contusões

A folha e a semente picadas colocadas em repouso durante pelo menos 5 dias combate dores de cabeça, reumáticas e contusões. Infusão: 1 colher picada de folha, outra de semente ralada, 1 xícara de álcool de cereais a 60%, 1 pedra de cânfora; aplicar nas partes doloridas com chumaço de algodão. Essa infusão não deve ser bebida, é para uso tópico no local afetado.


A folha pode ser usada verde ou seca em geral para fazer chá.

O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. Evite tomar grandes quantidades diárias do chá (mais de 2 xícaras/dia), pois sendo diurético pode reduzir muita a pressão arterial em pessoas que tenham essa doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário