terça-feira, 14 de abril de 2009

Propriedades Medicinais da Colônia (Alpínia)

Alpínia ou colônia - Uma espécie originária da Ásia e parente do gengibre(China e Japão), passou a ser cultivada no Brasil principalmente como planta ornamental.

É uma herbácea rizomatosa, da família das Zingiberáceas.
As plantas são também conhecidas como falso-cardamomo, helicondia, jardineira, gengibre-concha..

Podem chegar a 2 ou 3 metros de altura e suas folhas são aromáticas, longas, largas e brilhantes.
As flores, que surgem no verão e outono, são róseas e brancas, agrupadas em inflorescências semi-pendentes e apresentam aroma suave e agradável.

O fruto é do tipo cápsula, de formato globoso e abriga diversas sementes. A propagação de alpínia se dá por meio da divisão de rizomas. Planta de clima ameno necessita de luz solar plena ou meia-sombra com pelo menos 4 horas de sol por dia. O solo indicado para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e apresentar boa drenagem, gosta de regas espaçadas e não se dá bem com solo encharcado.

Propriedades medicinais:

As propriedades medicinais estão relacionadas às folhas, flores e rizomas. Suas folhas e raízes contêm kavaína e dehydrokavaína. Estas substâncias dão à Alpinia zerumbet as a propiedade de ser relaxante e anti-stress.

É também conhecida por sua ação anti-hipertensiva (atribuída às substâncias presentes no extrato e no seu óleo essencial). Outras substâncias presentes na planta são: alcalóides, taninos, cardamonina, isalpinina, canfeno, cânfora, cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio e zinco; que contribuem para a sua aplicação na fitoterapia, dando-lhe indicações contra a artrite e a asma. Além de também ser considerada anticatarral, antitérmica, antiulcerogênica, estomáquica, depurativas, diuréticas, anti-histéricas, e vermífugas.

No entanto, sua ingestão pode ter alguns efeitos colaterais: pode causar intoxicações leves e efeitos cardíacos. É contra-indicado para gestantes.

O contato com a sua seiva pode causar irritações na pele e nos olhos.

Alguns estudos com o chá das folhas da colônia confirmam o seu efeito hipotensor, diurético e sua ação antiinflamatória. A colônia tem sido também estudada em relação às atividades antifúngicas e antibacterianas.

2 comentários:

  1. recebi uma mensagen espiritual que dizia que eu
    deveria tomar o chá da folha da colonia para ovario. Sera que trata mesmo ou é contra-indicado

    ResponderExcluir
  2. SE SUA MENSAGEM FOSSE ESPIRITUAL, ALGO DE DEUS VC NÃO TERIA DUVIDA, PQ ESTAR ESCRITO QUE DEUS NÃO É UM DEUS DE CONFUSÃO.LEIA A BÍBLIA E BUSQUE Q A DEUS

    ResponderExcluir